Conheça os 4 modelos de logística nas empresas

A logística é como a engrenagem que mantém a máquina empresarial operando. Ela ajuda a organizar e distribuir os produtos de uma empresa. Para atacados, indústrias e/ou qualquer negócio que exige um controle e distribuição efetivo, a logística é fundamental para organização dos processos. De toda forma, para entender como ela funciona ativamente na empresa é preciso também conhecê-la. Existem 4 tipos de logística mais comuns aplicadas à rotina empresarial. A seguir, vamos apresentar quais são esses modelos e como implementá-los na cadeia de distribuição.

 

Logística de produção 

 

A logística de produção é o trabalho para transformar a matéria prima (ingredientes, peças, ferramentas) no produto final da empresa. Esse sistema de logística trabalha para tornar esse processo de produção mais efetivo, rápido, prático e ágil, evitando desperdícios e aproveitando ao máximo os insumos de material. 

 

É muito comum que esse setor utilize sistemas tecnológicos e automatizados em empresas de grande escala. Mesmo assim, a otimização de tempo e material são os objetivos principais que esse modelo de logística pode proporcionar. 

 

Saiba mais sobre logística aqui. 

 

Logística de distribuição

 

Esse processo se relaciona com a qualidade de uma entrega do produto até o consumidor final. Nesses casos, a logística de distribuição trabalha para tornar o processo de entrega da mercadoria até o cliente rápido, ágil, preciso e com a maior qualidade possível. Nessa etapa, a qualidade dos produtos transportados, a identificação das distribuidoras, o rastreio do produto e a comunicação com o cliente são essenciais para manter a qualidade do processo. Ao final, a logística de distribuição é a que vai definir a satisfação do cliente ao receber o material. Por isso, qualidade e agilidade são essenciais para ajudar a otimizar a cadeia de distribuição. 

 

Logística reversa

 

Em suma, essa categoria fala sobre o processo contrário de distribuição ao fazer o reaproveitamento de insumos dentro da própria empresa. Seguindo a lógica da governança ambiental nas empresas, esse sistema vai além dos processos de sustentabilidade. Ela fala diretamente da gestão efetiva de materiais e insumos, grandes e pequenos, para que, além de evitar desperdícios, a empresa aproveite esses materiais. 

 

Logística de suprimentos

 

Se relaciona com o controle de armazenamento e gestão de materiais necessários para produção e distribuição de produtos. O responsável por esse setor deve ter um controle preciso do quantitativo de produto em estoque e também entender como o material vai ser utilizado para definir quantidades. 

 

Geralmente, esse profissional também é responsável pelo contato com fornecedores e gestão de estoque na empresa.

 

Conclusão

 

Por fim, esses processos além de serem os mais comuns, também são extremamente necessários. Em cada caso, você deve selecionar e capacitar um profissional que vai ajudar a tornar esses processos mais eficientes e trabalhar na cultura interna da empresa que cada uma dessas etapas é necessária e deve ser otimizada ao máximo. 

Leia também