5 desafios comuns de atacados

Empresas de todo país enfrentam desafios diariamente. Em qualquer tipo de negócio, desde pequenos microempreendedores até grandes indústrias estão sujeitos a passar por obstáculos durante essa jornada. Contudo, algumas adversidades são comuns para as empresas atacadistas, que precisam se reinventar e se adaptar para que esses problemas não custem o futuro da empresa. Por isso, a seguir separamos os 5 desafios comuns de atacados e como enfrentá-los. 

 

Confira a seguir! 

 

A empresa atacadista

 

Primeiramente, precisamos expor que a empresa atacadista se destaca por seu tamanho. Por isso, toda gestão dos processos, organização das finanças, controle de entrega e distribuição é feito em grande escala. Dessa forma, o tamanho de um atacado acaba sendo um fator a ser considerado na hora de desenvolver as estratégias em todas as áreas. 

 

É claro que ter uma grande empresa e que ela seja relevante no mercado é o sonho de muitos empresários, principalmente para aqueles que querem atuar no mercado atacadista distribuidor. Contudo, com grandes empresas surgem grandes desafios. Para evitar que esses desafios sejam desanimadores e ameacem a segurança da empresa é preciso estar preparado. 

Confira os desafios mais comuns de empresas atacadistas:

 

1 — Gestão de estoque 

 

Com certeza o controle do estoque em um atacado é uma grande preocupação dos empresários. A gestão de estoque necessita planejamento, expertise, estudo e muita organização para que se tenha uma otimização do controle dos produtos. Dessa forma, é interessante denominar uma equipe responsável para conhecer e organizar o estoque de forma que não falte produto e nem tenha excessos ou desperdícios. 

 

2 — Gestão financeira

 

Com certeza a área que mais chama atenção em uma empresa é o financeiro. Esse setor é o principal indicativo dos resultados da empresa e, em um negócio atacadista, a quantidade de informações financeiras pode ser um obstáculo. Precisamente, esse setor precisa do máximo de atenção para que, além de ter uma organização da área em todas as escalas, não existam falhas que prejudiquem a permanência da empresa. Um número falso ou a falta de um pequeno registro e o desvio de informações pode custar caro para o atacado. 

 

3 — Logística 

 

Além disso, não é novidade para ninguém que para uma empresa em grande escala funcionar, ela precisa de uma metodologia específica de processos. Contudo, nem sempre essa metodologia recebe a devida atenção. Estamos falando sobre a logística e como a falta de um operacional efetivo pode ser um grande desafio para os atacados. Para solucionar, busque conhecer os tipos de logística nas empresas e como os setores podem ser otimizados através de uma fórmula eficaz de atuação. 

 

4 — Alta competitividade 

 

Em suma, as empresas atacadistas operam em um mercado altamente competitivo. Essas empresas são, entre muitas coisas, fundamentais para o desenvolvimento do mercado empreendedor no país e um dos setores que mais se destaca no Brasil e , por isso, é um mercado altamente competitivo. Dessa forma, a alta competitividade do setor pode prejudicar o desenvolvimento das empresas, que precisam estabelecer bases sólidas de atuação para que não existam ameaças sobre a sua permanência.

 

5 — Tributação 

 

Por fim, não existe qualquer dúvida sobre a complexidade do sistema tributário brasileiro. A tributação do nosso país é uma das mais complexas do mundo e as obrigações das empresas, grandes e pequenas, são incontáveis. Para o negócio atacadista, a quantidade de impostos e a complexidade desse sistema podem ser desanimadoras. Para impedir que esse seja um problema constante que atrapalha o desenvolvimento desse negócio, a ajuda pode vir de uma área extremamente consultiva: a contabilidade.

 

A contabilidade como aliada do atacado 

 

Além disso, o trabalho de um contador se torna indispensável para auxiliar o atacadista a se manter operante no mercado. Em suma, todos os tópicos que abordamos acima podem incluir a participação de uma assessoria contábil a fim de manter a empresa operante de forma efetiva. Desde apoio para conferir os resultados financeiros da empresa até na indicação de benefícios fiscais para atacadistas, a assessoria contábil pode mudar a forma como uma empresa se posiciona apenas por ser um apoio em meio a esses desafios. O ideal é que, em qualquer caso, você busque uma contabilidade especializada no seu nicho e que te atenda da melhor forma possível. 

 

A Expert Assessoria atua há mais de 20 anos com empresas atacadistas e distribuidoras no Distrito Federal. Em busca de economia, segurança e sucesso na jornada dos nossos parceiros, atendemos os maiores atacadistas da região. Que tal fazer parte desse time? Clique aqui e converse com um especialista agora mesmo. 

Leia também