
CLDF aprova mudança de alíquota para produtos da cesta básica
Feijão e açúcar foram excluídos do PL n° 810/2019 e voltarão a ter alíquota de 12,71%. Entretanto, novos produtos entrarão na condição de redução da alíquota a 7%
Distrito Federal, capital do Brasil. Por muito tempo, os olhos do país inteiro se voltam para Brasília, onde o centro político se encontra e onde são tomadas as decisões mais importantes da vida dos brasileiros. Entre todos os destaques envolvendo o DF, um deles chama atenção: o crescimento das atividades empresariais na região.
Atualmente, o DF conta com mais de 400 mil empresas, grandes e pequenas, atuando na região. Um setor entre os outros têm chamado mais atenção, os atacadistas do Distrito Federal. Ao todo, no ano de 2022 o setor cresceu 18% e é responsável por quase metade do faturamento de atacados de todo Centro-Oeste. Quer saber os benefícios de investir nesse modelo Confira a seguir:
O DF conta hoje com uma população de 3.094.325 pessoas. Atualmente, o DF é responsável pelo maior PIB per capita do país. O DF também é a região com maior renda por pessoa em todo Brasil. Isso demonstra uma oportunidade de investir em um espaço que pode ser altamente rentável e que atende um público engajado com as atividades empresariais.
Falando em espaço…
Se existe algo que sabemos sobre um atacadista é que ele é grande, não só em relevância mas também em estrutura. A vantagem do DF é que ele possui espaço disponível para alocar um atacado em grande escala sem prejudicar o fácil acesso. Dessa forma, o consumidor pode chegar até o atacado, e os produtos do atacado podem ser armazenados tranquilamente.
Além disso, o Distrito Federal atualmente é uma potência em crescimento, mas nem sempre foi. Por isso, para incentivar a atividade atacadista no DF, foi disponibilizado um benefício fiscal exclusivo para a região. A Lei 5005/2012 diminui a incidência do imposto ICMS e diminui a tributação para atacados distribuidores.
Como falamos anteriormente, o DF está em constante crescimento no setor atacadista. Esse crescimento se dá devido aos fatores apresentados anteriormente, mas também à alta competitividade no local, que pode ser saudável em diversos casos. Para qualquer caso, é válido investir em setores que incentivam a atividade em determinadas regiões, como é o caso do DF.
Se já foi feita a análise e você já decidiu que quer trazer seu atacado para o DF, agora só precisa seguir algumas orientações. Busque um especialista para garantir o desenvolvimento saudável da sua empresa na região.
A Expert Assessoria é especialista na Lei 5005/2012 no DF e atende os maiores atacadistas da região. Acesse o site da Expert Assessoria, mais de 20 anos de atuação no comércio atacadista distribuidor do DF.
Feijão e açúcar foram excluídos do PL n° 810/2019 e voltarão a ter alíquota de 12,71%. Entretanto, novos produtos entrarão na condição de redução da alíquota a 7%
Não é novidade alguma que o setor atacadista lida com a complexidade tributária brasileira como um dos seus maiores obstáculos. Na busca por uma atuação sólida no mercado, permanência da empresa e lucro, atacadistas devem estudar a legislação a fundo para entender como evitar que essa complexidade custe o futuro do negócio. Por isso, a […]
O mercado atacadista demonstra um crescimento crescente em todo país. No Distrito Federal, esse crescimento é impulsionado pelo incentivo dessa atividade na região através de diversas estratégias que resultaram em um crescimento de 18% dos atacadistas do DF. Contudo, o caminho ainda é longo para promover o desenvolvimento pleno dessa atividade e sua permanência. […]