
Assessoria Contábil: o suporte que você precisa para abrir a sua empresa
O nascimento de uma organização é um dos momentos mais importantes na sua trajetória. Para que tudo ocorra bem, é imprescindível o acompanhamento de um profissional expert
O mercado atacadista demonstra um crescimento crescente em todo país. No Distrito Federal, esse crescimento é impulsionado pelo incentivo dessa atividade na região através de diversas estratégias que resultaram em um crescimento de 18% dos atacadistas do DF.
Contudo, o caminho ainda é longo para promover o desenvolvimento pleno dessa atividade e sua permanência. Entre os grandes empecilhos do setor atacadista no país, a complexidade tributária e o mercado competitivo são dois grandes obstáculos na jornada dessas empresas. Dessa forma, os atacadistas precisam se preparar para evitar que os desafios do setor resultem no fechamento ou quebra da empresa.
Mas, afinal, quais são esses desafios e como superá-los? Esse é o assunto do artigo de hoje. Acompanhe!
Primeiramente, antes de falar sobre todas as dificuldades enfrentadas pelo setor atacadista, vamos falar um pouco sobre as vantagens em investir nesse modelo empresarial? Para isso, é interessante lembrar que, o maior destaque das empresas atacadistas é justamente o seu tamanho. Um atacado é uma empresa que lida diretamente com outras empresas fornecendo o material necessário para empresas menores desenvolverem suas atividades. Isso significa que, naturalmente, essa empresa precisa ter uma estrutura maior, que opera com logística adequada para entender diversas outras empresas.
Além disso, entre as vantagens de ter um atacado temos:
Em suma, por mais que o tamanho de um atacado chame atenção, é justamente esse tamanho que atrapalha o controle dos processos. Quanto maior o atacado, mais processos de logística precisam ser estruturados com bastante transparência para evitar o mínimo de desorganização.
Como resolver? Tendo uma boa gestão logística. Organização ampla dos processos é a chave para evitar que empresas grandes ou pequenas liderem com falta de riscos causados por uma demanda de gestão. Para isso, a logística é um dos setores que mais exige capacitação e atenção da equipe.
Como mencionamos anteriormente, o setor atacadista está em constante atualização e crescimento. Esse crescimento proporciona maior carga competitiva de concorrência, desafiando o empreendedor atacadista a se manter com características de diferenciais relevantes para o público.
Como resolver? Busca por estratégias de gestão e/ou estratégias para evidenciar ser uma empresa relevante no mercado. Para isso, é interessante se manter atualizado sobre as principais mudanças, principalmente as tecnológicas ocorrendo no mercado.
As empresas atacadistas enfrentam desafios tributários devido à diversidade de segmentos de mercado, as operações interestaduais sujeitas ao ICMS, a escolha entre os regimes de Lucro Presumido ou Real e muitas outras obrigações. A complexidade dessas questões exige um acompanhamento minucioso das regras fiscais, a fim de garantir segurança e minimizar os riscos da empresa.
Como resolver? Uma equipe contábil de confiança é essencial para a garantia do seu sucesso como atacadista. Além de identificar quais são as estratégias disponíveis para economia de impostos e gestão financeira, sua equipe contábil é responsável por garantir que sua empresa esteja sempre segura, não importa o quão desafiador seja o mercado.
Se estiver buscando uma equipe contábil de excelência, fale com os especialistas da Expert Assessoria. Há mais de 20 anos entregamos nossos serviços para atacados em busca de lucro e segurança para seus negócios. Se quiser fazer parte desse time, clique aqui e fale com nosso time agora mesmo!
O nascimento de uma organização é um dos momentos mais importantes na sua trajetória. Para que tudo ocorra bem, é imprescindível o acompanhamento de um profissional expert
Liminares foram deferidas a favor das empresas que ingressaram com ações. Mas, afinal, o que a sua empresa deve fazer neste momento?
Desde a publicação do Decreto Distrital nº 38.459 estão vigentes os novos critérios para enquadramento como Substituto Tributário. Sua empresa está adequada?